17 Dez 2021 - hHRS

ACE Paraguaçu alerta sobre aumento da inadimplência


A ACE de Paraguaçu Paulista, depois de analisar todos os dados disponíveis nos sistemas de análise de crédito, disparou um alerta às empresas e associados para que fiquem atentos ao crescimento da inadimplência na cidade, o que pode impactar diretamente a “saúde financeira” do empreendimento.

Para se ter uma ideia dos problemas e do tamanho da preocupação, de acordo com levantamento da ACE Paraguaçu, nos últimos cinco anos, o valor total de débitos contraídos pelos paraguaçuenses é de R$ 4.448.610,55 e o número de pessoas na cidade, com o CPF negativado, passa de 10 mil cadastros.

São 8.068 clientes com pelo menos 1 registro de débito negativado e do total, ainda tem 2.389 clientes que possuem de 2 a 5 registros negativos. Além disso, são 117 clientes com mais de 5 registros negativados.

E os valores das dívidas são crescentes. Com débitos de até R$ 50,00 são 1.569 clientes, até R$ 100,00 são 3.108 clientes, já com dividas até R$ 500,00 são 8.358 clientes e até R$ 1.000,00 são 1.472 consumidores. Num quadro de débitos ainda mais acentuados, temos 389 clientes que devem até R$ 2.000,00 e acima desse valor, existem 150 consumidores.

A Ace elaborou um gráfico que mostra a evolução desses débitos, onde 71% das pessoas consultas no mês de dezembro, apresentaram score abaixo de 380, o que indica que cada uma dessas pessoas tem probabilidade de inadimplência de 93% e do total de pessoas consultadas, 27% já apresentavam CPF negativado.

A ACE faz o alerta e coloca todos os sistemas de consulta à disposição das empresas e associados, informando que, para que uma venda seja realizada com segurança e garantia, a prática diária e no ato da compra das consultas aos sistemas deve ser uma constante na rotina, especialmente neste final de ano, quando o volume tende a aumentar.

Para a Associação Comercial não se trata de negar vendas, mas sim vender com segurança, pois quando o cliente apresenta um risco alto de inadimplência, a empresa pode oferecer outros meios para a concretização da venda, tais como: crediário, cartão de crédito ou até mesmo, em comum acordo com o cliente, negociar uma entrada de valor maior na compra, tornando-a acessível e segura para ambos.

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