22 Ago 2018 - hHRS

Associação Comercial promove treinamento sobre reconhecimento de notas falsas


A Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista realizou na manhã desta quarta-feira (22) um treinamento com intuito de capacitar os comerciários no reconhecimento tanto de notas de real falsas quanto na identificação de algumas características que fazem com que  notas deixem de ter valor. 

O treinamento foi ministrado pelo Técnico bancário e Secretário do CONSEG Antonio Marcio, que abordou o tema com os presentes e a partir de simulações praticas, mostrou ao público as formas de identificação das notas com suspeita de falsificação.  Antonio iniciou o treinamento chamando grupos de três pessoas e a estas, eram dadas algumas notas de real e era pedido que elas identificassem as notas que apresentassem problemas. Ao final de cada apresentação, Marcio explicava quais notas eram verdadeiras e quais eram suspeitas de falsificação ou possuíam características que faziam com que estas perdessem o valor.

Segundo o técnico bancário normalmente as operadoras de caixas utilizam canetas ou luzes a fim de fazer a identificação das notas com suspeita de falsificação, porém com as notas que estão circulando atualmente, tanto a caneta quanto a luz não mais são capazes de identificar as notas com suspeita de falsificação, portanto não é segura a sua utilização. Márcio explicou também que a identificação segura deve ocorrer pelo toque dos dedos na nota, as notas com suspeita de falsificação tem aspecto liso, normalmente são feitas em folha de papel sulfite, já as notas de real são produzidas em papel moeda e possuem uma textura perceptível ao toque dos dedos.

Segundo o Presidente da Associação Comercial José Ulisses, o encontro foi importante, pois todos os presentes tiveram a oportunidade de tocar nas notas e perceberem a diferença, o Presidente da instituição destaca que o uso de canetas e luzes realmente não se mostra mais eficaz, já conforme o orientado na reunião a observação da textura da nota realmente traz segurança no momento da identificação.

Esteve presente também na reunião o Investigador da Policia Civil José Eduardo, que falou a todos da importância do registro de ocorrências na Policia Civil a cada vez que um empresário receber uma nota com suspeita de falsificação. Segundo o investigador, a polícia se mostra surpresa com a notícia da alta circulação de notas falsas, segundo dados da Polícia, há somente um registro de nota com suspeita de falsificação no município e somente com o registro das ocorrências, será possível a identificação dos responsáveis por esse episódio no município.

Fechando a reunião, a equipe da TV Tem gravou algumas entrevistas e irá produzir uma reportagem sobre o assunto que será exibido em seu jornal.

A Associação Comercial também informou a todos que mantem em seu site todas as informações de como se efetuar o reconhecimento das notas tanto da nova quanto da família antiga de real e recomenda o máximo de cuidado para que os prejuízos não sejam ainda maiores.

Voltar