03 Mar 2020 - hHRS

Nota informativa sobre as ações de atenção e vigilância em saúde necessárias a contenção da CODVID-19 CORONA VÍRUS


Estância Turística de Paraguaçu Paulista

 Departamento de Saúde

Estado de São Paulo

Ofício nº 32/2020

Paraguaçu Paulista, 03 de fevereiro de 2020.

 

ASSUNTO: NOTA INFORMATIVA SOBRE AS AÇÕES DE ATENÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NECESSÁRIAS A CONTENÇÃO DA CODVID-19

O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde tem acompanhando a questão do coronavirus. Na cidade, não houve até o momento nenhum registro de pacientes com sinais e sintomas da doença.

Para orientar a população, o departamento está divulgando quais devem ser os procedimentos das pessoas que viajaram para a China e outros países com casos confirmados nos últimos 15 dias ou tiveram contato com alguém que viajou nos últimos 15 dias, mesmo que não tenham sintomas da doença.

CORONAVÍRUS

O coronavírus ataca o sistema respiratório e provoca sintomas de resfriado ou até outras manifestações mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode levar o paciente ao óbito.

O risco de contágio existe para pessoas que viajaram para a China ou tiveram contato com alguém que viajou para a China nos últimos 15 dias, país de origem do vírus e onde se concentra o maior número de casos da doença até o momento.

O coronavírus pode permanecer no corpo sem manifestar sintomas. Isso dificultaria o controle da doença, uma vez que esse agente infeccioso poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito.

PREVENÇÃO

A primeira medida de prevenção é evitar viajar para a China ou outros, onde se encontra o maior número de infectados, bem como para cidades que possam vir a ter surtos da doença.

  • Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas;
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado);
  • Lave as mãos a cada duas horas com água e sabão durante pelo menos 20 segundos. Usar um anti-séptico de mãos à base de álcool, se não houver água e sabão disponível;
  • Procure não tocar olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

SUSPEITA DA DOENÇA

Caso você tenha viajado para a China e outros ou teve contato com alguém que viajou para a China, procure a Unidade de Saúde mais próxima para medidas preventivas ou Pronto Socorro. (Agências de viagens devem notificar o Departamento de Saúde sobre pessoas que estão regressando dos países com casos suspeitos do coronavirus).

Confirmado o item acima, evite ambientes aglomerados e procure permanecer em casa por até 15 dias, prazo para que a suspeita de ter o vírus incubado desapareça, bem como seu potencial de transmissão às outras pessoas.

Essas ações estão descritas no Plano de Contingência do Estado de São Paulo em anexo. Tais ações encontram-se em conformidade com as recomendações mais recentes do Ministério de Saúde e, por sua vez da Organização Mundial de Saúde (OMS). No cenário epidemiológico atual, a entrada do agente foi através de viajantes (brasileiros) com sinais e sintomas compatíveis com o coronavírus.

As primeiras medidas de contenção ocorrem já nos aeroportos, com as aeronaves em solo ou no ar, de acordo com protocolos nacionais e internacionais, através da identificação de passageiro ou tripulante com anormalidade clínica compatível com quadro suspeito

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizada precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O Ministério da Saúde monitora 16 países para casos suspeitos do coronavírus. São eles:

  • Alemanha
  • Austrália
  • Emirados Árabes Unidos
  • Filipinas
  • França
  • Irã
  • Itália
  • Malásia
  • Camboja
  • China
  • Coréia do Norte
  • Coréia do Sul
  • Japão
  • Singapura
  • Tailândia
  • Vietnã.

Manter-se hidratado e utilizar álcool em gel são cuidados essenciais.

clique no link abaixo e faça o download do Fluxo de atendimento na APS para o novo Coronavírus

https://atualiza.aceparaguacu.com.br/ADMarquivo/arquivos/arquivo/FLUXOGRAMA.pdf

clique no link abaixo e faça o download das perguntas e respostas sobre o Coronavírus

https://atualiza.aceparaguacu.com.br/ADMarquivo/arquivos/arquivo/QA-corona-virus.pdf

clique no link abaixo e faça o download do plano de contingência para o Estado de São Paulo

https://atualiza.aceparaguacu.com.br/ADMarquivo/arquivos/arquivo/PLANO-ESP-Coronavirus-%202020.pdf

Telefones

Equipe do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista

Telefone -18 3361-9910/9918

Email: secretariasaude@eparaguacu.sp.gov.br

Vigilância em Saúde: 18 3361-9107

Email: visa@eparaguacu.sp.gov.br

Sendo o que há colocamo-nos a disposição para quaisquer outras informações e subscrevemo-nos.

 

Cristiane Bomfim de Lima Gomes

Diretora do Departamento de Saúde

Voltar